A MOBILIDADE DE MOÇAMBICANOS PARA A ÁFRICA DO SUL: DO TRABALHO MINEIRO AO COMÉRCIO INFORMAL NO SUL DE MOÇAMBIQUE E SUAS DINÂMICAS SOCIAIS

Autores/as

  • Victor Simões Henrique Universidade Save (Moçambique)
  • Roberto Momade Preto Universidade Rovuma (Moçambique).

Palabras clave:

Comércio Informal Transfronteiriço, Mobilidade, Transformações Sociais

Resumen

O presente artigo objetiva discutir sobre o modo como a redução da contratação de trabalhadores moçambicanos nas minas da África do Sul contribuiu para o surgimento e consolidação do comércio informal transfronteiriço, e descrever as dinâmicas sociais relacionadas com a mobilidade dos moçambicanos para o país citado. Metodologicamente, recorreu-se a revisão bibliográfica específica, assim como entrevistas pautadas nas histórias de vida. Ao que parece, a mobilidade de moçambicanos para África do Sul teve origem no século XIX, compreendendo várias fases, das quais o período para as plantações de cana-de-açúcar, minas de diamantes e ouro, bem como a prática do comércio informal como forma de busca de recursos de sobrevivência para os envolvidos. Apesar da mudança da atividade econômica predominante, a concepção da África do Sul como local de oportunidades continua sendo importante para os habitantes do Sul de Moçambique.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victor Simões Henrique , Universidade Save (Moçambique)

Doutor em História de África Contemporânea,  pela Universidade Pedagógica de Maputo, docente na Universidade Save-Sede

Roberto Momade Preto, Universidade Rovuma (Moçambique).

Mestre em Ensino de História pela Universidade Pedagógica de Maputo. Docente na Universidade Rovuma, Extensão do Niassa.

Publicado

2023-11-08