ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE OS CATADORES DE LIXO DA LIXEIRA PÚBLICA DE HULENE (MAPUTO)

Autores/as

  • Fiel Orlando Matsinhe Swiss Management Center University-SMC-University.
  • Margarida Paulo Universidade Eduardo Mondlane (Maputo/ Moçambique)
  • Alexandre António Timbane UNILAB (Campus dos Malês).

Palabras clave:

Catador; Lixo; Percepção Social.

Resumen

O presente trabalho analisou o perfil dos catadores e recicladores da Lixeira de Hulene, na Cidade de Maputo partindo da descrição das redes de sociabilidade, da saúde pública e dos pequenos movimentos econômicos. O catador tem uma ideia contrária a lógica predominante na sociedade, que considera o lixo como sendo sobra, aquilo que é rejeitado e deve ser jogado fora. Para este grupo social, o lixo representa a oportunidade, a subsistência e negócio que permite conseguir renda. Para alcançarmos os objetivos da pesquisa foram privilegiados os métodos e técnicas de pesquisa qualitativa como: entrevistas semi-estruturadas aos catadores do lixo e privilegiou-se a observação participante. Os catadores são pobres sob o ponto de vista de quem está fora da sua atividade, mas eles não se consideram pobres nem excluídos da sociedade. Da pesquisa concluiu-se que o trabalho de reciclagem é fundamental para o meio ambiente, para além de proporcionar renda, alimento e subsistência para este grupo profissional que em muitos momentos é excluída da sociedade. Seria importante que as autoridades locais pudessem proporcionar kites de proteção, reconhecimento da atividade como fundamental para a preservação do meio ambiente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fiel Orlando Matsinhe, Swiss Management Center University-SMC-University.

Mestre em Administração Pública com Especialização em Gestão de finanças Públicas, docente universitário e pesquisador da Bloco 4 Foundation- Research in Activism Citezenship and Public Politicies. É docente universitário no Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini e doutorando em Finanças na Swiss Management Center University-SMC-University.

Margarida Paulo, Universidade Eduardo Mondlane (Maputo/ Moçambique)

Doutora em Administração Pública, professora assistente na Universidade Eduardo Mondlane, na Faculdade de Letras e ciências Sociais e  atualmente Directora-Adjunta para Investigação e Extensão do CeCaGe.

Alexandre António Timbane, UNILAB (Campus dos Malês).

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa, Professor no Curso de Letras e Língua Portuguesa da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras (Campus dos Males). 

Publicado

2022-05-23