O USO DO MEIO ENVOLVENTE NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO
UMA RECENSÃO TEÓRICA
Palabras clave:
Meio Envolvente/História local; Pinturas Rupestres; Processo de Ensino e Aprendizagem; ProfessorResumen
O professor não age apenas como um transmissor de conhecimento, mas como um mediador entre o objecto a ser apreendido e o aluno. Neste processo, ele recorre a várias ferramentas mediadoras que podem lhe auxiliar, como um objecto da cultura material, uma visita a um museu, ou mesmo uma imagem desde que a mesma retrate aspectos ligados ao passado. O trabalho aborda a exploração do meio envolvente enquanto documento histórico durante as aulas, em virtude do mesmo indiciar uma produção cultural, carregado de significados, tanto de forma implícita, quanto explicita. Para a materialização do mesmo recorreu se a consultas bibliográficas e análises de algumas aulas dadas na disciplina de História de Moçambique e assistência a aulas dos estudantes da Universidade Pedagógica nos estágios pedagógicos nas diferentes escolas da cidade de Lichinga. Com o mesmo, espera se trazer uma abordagem sugestiva no que diz respeito ao uso do meio envolvente nas aulas de História. De facto, o meio envolvente pode e deve assumir um papel fundamental de significação na estrutura cognitiva do aluno, para, a partir dele, demonstrar as representações que determinados grupos forjaram sobre a sociedade em que viveram, como pensaram ou sentiram o seu presente ou como se estabeleceram as correlações entre o tempo e o espaço. Assim, partindo-se do meio envolvente, o aluno pode ser capaz de fazer diferenciações, abstracções e outras operações que o permitam fazer a leitura das distintas temporalidades e, por via disso, incentivá-lo a aprender e a apreender a História.