A PERSISTÊNCIA DA COLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO MOÇAMBIQUE CONTEMPORÂNEO

Autores/as

  • Hélder Pires Amâncio UFSC
  • Marina Di Napoli Pastore UFSCAR

Palabras clave:

Educação escolar; Colonialidade/Modernidade, Decolonialidade; Moçambique.

Resumen

O presente texto tem como objetivo questionar o sistema de ensino e as heranças coloniais presentes no campo da educação escolar no Moçambique contemporâneo. Através de um diálogo estabelecido com pensadores moçambicanos e com pesquisas realizadas por um pesquisador moçambicano e uma pesquisadora brasileira em campo no país, analisamos a construção histórica do Sistema Nacional de Educação em Moçambique, cujo processo é herdeiro da lógica educacional colonial portuguesa. A partir de uma perspectiva histórica, realizamos uma discussão baseada na literatura e em “dados” de pesquisas etnográficas. Discutimos a persistência da colonialidade (do saber, do ser, do poder e do gênero) ainda presentes nos processos educacionais, bem como, a recusa da pluriversidade existente no país, reproduzindo uma lógica colonial e excludente, apesar dos esforços numa direção contrária.  Defendemos a necessidade da decolonização do sistema escolar vigente, bem como de pesquisas e estudos nesse viés.  

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Biografía del autor/a

Hélder Pires Amâncio, UFSC

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa

Catarina. Membro do Núcleo de Estudos de Populações Indígenas.

Marina Di Napoli Pastore , UFSCAR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos

Pesquisadora do Núcleo Amanar - Casa das Áfricas.

Publicado

2022-05-22