A PERSISTÊNCIA DA COLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO MOÇAMBIQUE CONTEMPORÂNEO
Palabras clave:
Educação escolar; Colonialidade/Modernidade, Decolonialidade; Moçambique.Resumen
O presente texto tem como objetivo questionar o sistema de ensino e as heranças coloniais presentes no campo da educação escolar no Moçambique contemporâneo. Através de um diálogo estabelecido com pensadores moçambicanos e com pesquisas realizadas por um pesquisador moçambicano e uma pesquisadora brasileira em campo no país, analisamos a construção histórica do Sistema Nacional de Educação em Moçambique, cujo processo é herdeiro da lógica educacional colonial portuguesa. A partir de uma perspectiva histórica, realizamos uma discussão baseada na literatura e em “dados” de pesquisas etnográficas. Discutimos a persistência da colonialidade (do saber, do ser, do poder e do gênero) ainda presentes nos processos educacionais, bem como, a recusa da pluriversidade existente no país, reproduzindo uma lógica colonial e excludente, apesar dos esforços numa direção contrária. Defendemos a necessidade da decolonização do sistema escolar vigente, bem como de pesquisas e estudos nesse viés.