UMA ANDORINHA PODE DERRUBAR UM IMPÉRIO?

UMA HISTÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA NO CONTO “QUEM MANDA AQUI”, DE PAULINA CHIZIANE.

Autores/as

  • Ana Gabriella F. Silva Nóbrega UERN
  • Sebastião Marques Cardoso UERN

Palabras clave:

Literatura Africana Contemporânea; Pós-Colonialismo; Paulina Chiziane.

Resumen

Este artigo objetiva analisar as imagens da relação colonizado X colonizador presente no conto “Quem manda aqui?”, o primeiro dos três contos que constitui a obra As Andorinhas (2009), da escritora Paulina Chiziane, primeira romancista moçambicana. Sabendo que as suas narrativas revelam uma escrita libertária, buscaremos compreender a representatividade dos personagens e ações do enredo, ligados à história da colonização da África, bem como, a forma como a escritora consegue transformar em arte os percalços da realidade de sua comunidade, a fim de que possa, dessa maneira, ilustrar um roteiro de luta e resistência às tiranias. Para tanto, utilizaremos em nossa análise a teoria pós-colonial, em especial os estudos de Hall (2005); Memmi (1977); Spivak (2010); Fanon (2008) dentre outros que abordam a situação do colonizado e do colonizador. Por fim, observamos que o conto revela muito mais do que a presença simbólica de fatos históricos, pois denota também uma história de possibilidades, de esperança, de liberdade e, sobretudo, de resistência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Gabriella F. Silva Nóbrega, UERN

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Professora substituta na UERN. Membro do Grupo de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa – GPORT.

Sebastião Marques Cardoso , UERN

Doutor em Teoria e História Literária (UNICAMP). Docente do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE), do Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL – e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – PPCL –, ambos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Publicado

2022-05-23