A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA À LUZ DA CRÍTICA CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO- METODOLÓGICAS

Autores

  • Marcio Santos da Conceição Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo apresentar as contribuições teórico- metodológicas decorrentes das aulas de metodologia em crítica cultural para um projeto de pesquisa intitulado “ pr tica docente no quilombo: preservação ou rompimentos culturais?” O texto foi construído buscando as possibilidades de entrecruzamento das ideias de autores da crítica cultural e a fundamentação teórico-conceitual do projeto. Acredita-se que o pensamento rizomático de Deleuze e Guattari (1995), a valorização da experiência de Agamben (2008), o valor dado aos detalhes na investigação de Ginzburg (1990), os perigos do mal de arquivo ao discutir a memória presente nas narrativas de Derrida (2001), poderão contribuir de maneira singular como aporte teórico-metodológico da pesquisa em construção, que pretende configurar-se como uma atitude decolonial, como uma desobediência epistêmica. O ensaio apresentará a justificativa da pesquisa e um pouco da sua gênese, em seguida os fundamentos iniciais do ponto de vista teórico-conceitual e posteriormente as ideias dos autores estudados no mestrado em crítica cultural, tentando fazer um esboço das possíveis contribuições dos mesmos na elaboração do texto final da pesquisa.

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Publicado

2018-04-26