PROPOSTA DO TEMA IDENTIDADES SEXUAIS E DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR, SOB A PERSPECTIVA LITERÁRIA.

Autores

  • Priscila Lima de Carvalho Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

Trata-se de um recorte da minha dissertação de mestrado, que é voltado para a prática de leitura literária homoerótica no espaço escolar da comunidade de Pojuca – BA, percebendo o grau de interpretação dado no espaço da literatura e o de percebê-lo em situações cujo poder de enunciação pode mover debates para a sala de aula, refletir a noção de identidades sexual e de gênero com o texto literário, se questionar e questionar possíveis entradas do leitor aluno para compreensões de uma realidade existente. Este recorte esboça a análise, recepção, impressões e críticas dos depoimentos de professores acerca da leitura da narrativa de ficção, que aborda o homoerotismo em “O bom-Crioulo”, de Adolfo Caminha. Para isso, questões que apontem para as identidades de gênero e de sexualidades com a perspectiva de inserir análises que configuram sentidos ao homoerotismo, foram apresentadas aos professores. Portanto, a pesquisa se torna significativa por situar o foco da análise com referências na subjetividade do aluno e do professor. Trata-se de mostrar como a escola dialoga com obras literárias e com os contextos culturais que dizem respeito às identidades sexuais, como recepcionam textos que tratam de questões relacionais de gênero e diversidade sexual, como tratam em sala de aula, como tornar possível a comunicação escola e comunidade diante de temas significativos que são abordados pela arte literária e que carece de compreensão, de modo que a crítica cultural poder ser um modo de operar tais posicionamentos, tanto pela recepção da escola, como de leituras produzidas por alunos e professores.

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Publicado

2018-04-12