PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DO SUJEITO SURDO: UMA QUESTÃO INSTITUCIONAL
Resumo
Esse texto pretende discutir os obstáculos que surgem ao longo do processo de escolarização do sujeito surdo. Tais obstáculos também estão relacionados a questões institucionais e precisam ser superados através de propostas de intervenção subsidiadas pelas políticas de inclusão. Essas políticas devem proporcionar experiências que valorizem a interação entre ambas: a cultura do surdo e a cultura do ouvinte. Obstáculos que se relacionam com questões cognitivas e pedagógicas são encarados por esse indivíduo no intuito de adquirir as técnicas de leitura e escrita “impostas” como regra para estar incluso socialmente de maneira letrada e proativa sob um sistema hegemônico que exclui e desconsidera o diferente. Utilizando a metodologia da pesquisa descritiva e a pesquisa de campo pretende-se investigar e colher informações essencialmente importantes para a análise dos desafios nesse processo de escolarização dos surdos recorrendo também aos suportes teóricos das revisões bibliográficas que trazem conceitos importantes para ressignificar, através de uma visão da crítica cultural, os termos apresentados nas palavras-chaves desse texto.