SABERES (AUTO) BIOGRÁFICOS: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Lourdes Couto de Melo Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

A pesquisa aqui apresentada consiste na narração da experiência vivencial relatada por professores alfabetizadores da rede municipal e pela construção de ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais de letramento e alfabetização. Com essa experiência, estudamos a relação com os alunos e demais professores e compreendemos que a aprendizagem é algo coletivo, contínuo e que requer problematização, demonstrando, assim, a importância e o papel do método autobiográfico no âmbito da pesquisa de histórias de vida. Almejamos analisar as dimensões das práticas pedagógicas nos primeiros anos do Ensino Fundamental I com idade de 06 e 07 anos, na cidade de Alagoinhas-Bahia, e discutir as questões que permeiam o cotidiano escolar do professor alfabetizador, com ênfase nos desafios enfrentados em sala de aula. Levando em conta as práticas de alfabetização e letramento implicadas em atividades voltadas para a leitura e retextualização. Esperamos que a referida pesquisa possa trazer reflexões e discussões a respeito dessa constante inquietude na busca de meios para desenvolver uma prática pedagógica significativa e fundamentada teoricamente.

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Publicado

2018-04-10