Cordel: leitura e letramento na educação de jovens e adultos

Autores

  • Sílvia Gomes De Santana Velloso

Resumo

A Literatura de Cordel ganhou novos espaços nos contextos acadêmico e escolar a partir do século XX. Entretanto ainda é abordada de forma periférica e complementar. A poética de sua linguagem não é potencializada como instrumento de formação leitora, nem no ensino regular, nem na EJA, modalidade educacional cujo público traz repertórios que demandam interação com gêneros textuais tradicionalmente considerados populares, dentre os quais destaco o cordel. Diante disso, este trabalho discute o cordel, poética oral marginalizada por décadas e ligada a segmentos sociais desprivilegiados socialmente, como instrumento de leitura e letramento na EJA. Parte-se da hipótese de que por dialogar, enquanto linguagem e conteúdo, com as vivências desse grupo de educandos, esse texto pode aproximá-los do impresso e despertar-lhes o gosto pela leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada como estudo de caso, utilizando os métodos bibliográfico, documental e de intervenção no espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-04-08