Narrativas de professoras de língua portuguesa: a configuração do método
Resumo
O método da história oral de vida é um dos desdobramentos de uma pesquisa qualitativa, a qual tem como enfoque a narrativa do conjunto de experiências de vida de três professoras egressas do curso de letras UNEB/Campus II, que narram seus processos formativos na transição de sujeito-leitor a professora-leitora. Este artigo se sustenta por fazer uma reflexão em torno do que venha a ser este percurso metodológico, sistematizado no Brasil pelo historiador José Carlos Sebe Bom Meihy (2005), com o intuindo futuro de interpretar as narrativas dessas professoras egressas, na interface com a história oral e a memória, sendo que a narrativa se constitui/constituíra como um dispositivo investigativo de formação identitária docente. A preocupação de parte significativa dos estudos fundamentados da história oral de vida tem como foco a apreensão dos significados, motivações, emoções e valores para elucidar atitudes, comportamentos, representações e práticas sociais. Um lembrar que se constituiu por imagens formadas a partir do que é oferecido no presente, é contextual, não é apenas retomar ao passado, mas imaginar esse passado a partir do que estamos vivenciando.