Entre batalhas e devoções, trilhando os caminhos do cordel: as pelejas dos sertanejos contra o diabo
Abstract
Pretende-se, nesse texto, esboçar parte da pesquisa referente as representações da imagem do Diabo e das “Pelejas” deste com as personagens dos folhetos de Cordel A Mulher que enganou o Diabo, de Manoel D’Almeida Filho, A chegada de Lampião no Inferno, de José Pacheco, e Peleja de Manoel Riachão com o Diabo, de Leandro Gomes de Barros. Esses cordéis trazem Maria da Conceição, mulher que vence o “Capeta” pelas suas artimanhas e inteligência, Lampião, lendário cangaceiro que pela força e coragem vence o “Coisa Ruim” dentro de seu próprio habitat, o Inferno e, por fim, as façanhas e cantorias de Manoel Riachão, que com seus repente astuto e sua viola derrota o Demônio. São narrativas que mostram a religiosidade popular dos Sertanejos e deixam transparecer que apetrechos de identificação dos espaços do Inferno e do Sertão se tecem nas linhas das obras. Para melhor compreensão nessa pesquisa, fez-se entrelaçamentos desses folhetos com teorias trazidas por autores como Ferreira (1993), discutindo o povoamento das histórias fausticas e conceitos das batalhas travadas nos folhetos de Cordel; Albuquerque Jr. (1999), que traz a invenção do Nordeste num contexto literário; Gois (2004), esboçando questões referentes à Religiosidade Popular; e Luyten (2005), que apresenta estudos sobre a Literatura de Cordel (2005), dentre outros.