Aprendizagem de língua portuguesa como l2 para pessoas surdas: Contibuições do gênero digital Whatsapp

Auteurs-es

  • Emanuela Andrade Vidal Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Résumé

Resumo: Pretende-se, nesta pesquisa, fundamentada em Street (2003), Gesser (2009), Kleiman (2014), Quadros (2004), Lodi (2017), Fayol (2014), Mignolo (2008), averiguar como o gênero digital WhatsApp contribui para a aprendizagem da língua portuguesa (L2) para pessoas surdas, visto que a inserção de pessoas da comunidade surda no mundo digital tem sido crescente e permanente. Nesse sentido, deseja-se também descrever algumas características do letramento digital dos surdos e entender como se dá o processo de aprendizagem da L2 para alunos surdos em espaços não escolarizados. Entende-se que o desenvolvimento linguístico da pessoa surda vem sendo investigado por vários pesquisadores, sobretudo o processo de aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua (L2), por ser algo que ainda necessite de respostas, e embora seja grande o progresso das informações encontradas, muito ainda há que ser investigado.
Palavras-chave: Gênero Digital, Língua Portuguesa (L2), Pessoa Surda.

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Publié-e

2019-11-22