O GRITO DA PERIFERIA INSCRITO NA ARTE: A LUTA PELA AUTOAFIRMAÇÃO E A DENÚNCIA SOCIAL ATRAVÉS DO MOVIMENTO HIP HOP

Auteurs-es

  • Joselia Santos da Silva Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Résumé

Neste projeto de pesquisa, propõe-se entender a periferia enquanto um espaço de criação de novas subjetividades através do movimento hip hop, uma vez que as produções artísticas de tal movimento, o rap e o graffiti, apresentam posicionamentos de resistência buscando autoafirmação dos grupos periféricos. Pretende-se investigar como os valores atribuídos à cultura marginal foram construídos discursivamente, fazendo com que essa cultura, de forma rizomática, sem ir para o enfrentamento que o colocaria em uma posição binária, assuma um lugar de fala que o identifica como espaço discursivo. Visto dessa forma, a cultura dominante perde seu status de universal e passa a ser apenas uma voz a mais no contexto social. O projeto busca investigar de que forma o movimento hip hop se configura como uma potência de transformação da realidade e emancipação dos jovens da periferia. As duas expressões artísticas do hip hop, rap e graffiti, através da linguagem busca suscitar o pensamento crítico a respeito da realidade da periferia e fazer com que as pessoas desse espaço se vejam representadas e identificadas. Nesse sentido, a pesquisa investigará o movimento hip hop como uma manifestação cultural que trabalha uma lógica diferente da lógica da cultura dominante, portanto, não se considera menor. A arte da cultura hip hop se constitui como a possibilidade de escapar da subjetividade padrão e fazer da periferia o lugar da criação de novas subjetividades. Para desenvolver tais reflexões a pesquisa se respaldará em Deleuze, Guattari, Derrida, entre outros.

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Publié-e

2018-04-11