Literatura de cordel: leitura e letramento na educação de jovens e adultos
Résumé
A Literatura de Cordel ganhou novos espaços no contexto acadêmico e escolar, entretanto ainda é abordada de forma periférica. A poética de sua linguagem não é potencializada como instrumento de formação leitora, nem no ensino regular, nem na EJA, modalidade educacional cujo público traz especificidades de repertórios, que demandam a interação com variados gêneros de textos tradicionalmente considerados populares, dentre os quais destaco o cordel. Entendendo o letramento como uso social da leitura e da escrita, conforme proposto por Soares (2009), questiono se essa literatura pode, efetivamente, contribuir para o letramento entre estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Parto da hipótese de que, por dialogar, enquanto linguagem e conteúdo, com as vivências desse grupo de educandos, o cordel pode aproximá-los do impresso e despertar-lhes o gosto pela leitura, numa perspectiva libertadora. Desse modo, esta pesquisa caracteriza-se em qualitativa, delineada como estudo de caso, através dos métodos bibliográfico, documental e de intervenção no espaço escolar.