Tiras em quadrinhos da Turma do Xaxado: da indústria cultural ao leitor desviante
Résumé
O objetivo deste trabalho é analisar como se configura, na contemporaneidade, a rede de relações entre os domínios sócio-simbólico-culturais presentes no discurso das tiras em quadrinhos da Turma do Xaxado, do quadrinista baiano Antonio Cedraz. Pretende-se discutir, especificamente, em que medida o leitor\consumidor cria táticas de leitura capazes de desestabilizar os modelos fabricados pela indústria cultural que transformam os textos culturais em aparatos mercadológicos. Para tanto, busca-se investigar de que forma a prática de leitura das narrativas quadrinizadas pode “alienar” ou “desviar” o leitor na sua relação com a linguagem, a cultura e o signo do capital. Portanto, com base nas contribuições teóricas de Theodor Adorno, Michel de Certeau, Roland Barthes, Italo Calvino, Giorgio Agamben, dentre outros, espera-se problematizar sobre essas questões e abrir espaços de debate em torno de como se organizam os modos de produção e consumo das tiras em quadrinhos no cenário contemporâneo.