Jovens que estudam e empreendem, quando estas ações se imbricam

Autores/as

  • Licia Maria Andrade de C. Magalhães Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumen

Resumo: Esta pesquisa se propõe a buscar conhecimento sobre as/os jovens estudantes da Educação Básica que empreendem por oportunidade e /ou necessidade. Com isto pretende-se saber quais motivações e saberes são mobilizados por jovens estudantes da educação básica para empreenderem no mercado informal? Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é conhecer os motivos e saberes mobilizados pelas/os jovens estudantes para empreenderem no seu cotidiano. E os objetivos específicos são: descrever o perfil sócio econômico cultural de jovens estudantes, considerando os marcadores sociais de gênero, raça, classe, sexualidades e religiosidade; compreender os motivos que levam jovens a empreenderem no mercado informal; conhecer os tipos de saber fazer acionados por estas/es jovens em suas produções empreendedoras; identificar as criações/invenções de jovens. Para atingir estes objetivos o procedimento metodológico será a observação participativa, entrevistas semiestruturadas, a busca e registro das histórias de vida. O aporte teórico dar-se-á através de autores como: Agamben, Bachelard, Bulgacov, Deleuze, Derrida, Diógenes, Filgueiras, Foucault, Gil, Ginzburg, hooks, Kleiman, Lima, Messeder, Santos, Soares, Spósito, Street. A partir dos dados obtidos, após contato com estas pessoas, serão acrescentadas outras leituras teóricas. Espera-se que esta pesquisa possa proporcionar maior conhecimento sobre a juventude, seus letramentos e empreendimentos na educação básica e contribuir para a adoção de políticas públicas neste segmento, de forma que estes jovens tenham oportunidades de escolhas. Além disso, contribuir com a literatura para estudos sobre jovens de classes não abastadas.
Palavras-chave: Juventude empreendedora. Letramento. Informalidade

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Publicado

2019-11-22