Interculturalidade e educação As faces da história e da memória do currículo de letras vernáculas de Alagoinhas
Resumen
Resumo: O presente trabalho visa apresentar a pesquisa em andamento intitulada de “Interculturalidade e educação: as faces da história e da memória do currículo de Letras Vernáculas de Alagoinhas”. A construção dissertativa estrutura-se em quatro capítulos, o primeiro aborda o caminho metodológico da pesquisa, discorrendo sobre a proposta inicial. Apresenta-se sobre os lócus da pesquisa, além do arcabouço teórico sobre currículo. O segundo capítulo, é formado por diversos aspectos do currículo, tais como, o currículo na ação pedagógica, os construtores, a reflexão crítica sobre o currículo, a metodologia utilizada para a estruturação do currículo, o pensar fragmentado e universal na construção coletiva do currículo e os aspectos históricos, sociopolíticos e culturais que permeiam o currículo. O terceiro capítulo, corrobora para descortinar a história do currículo e do curso de Letras Vernáculas de Alagoinhas, através da Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas – FFPA e da Universidade do Estado da Bahia - UNEB campus II. Esse capítulo apresenta a gêneses do curso de Letras em Alagoinhas, a formação dos egressos durante o período ditatorial, trazem relatos e memórias de egressos e professores do curso de Letras da FFPA e da UNEB, a restruturação administrativa e departamental do curso de Letras e o nascimento dos novos currículos. O quarto capítulo, pretende-se abordar sobre um diálogo entre o currículo de letras e a crítica da cultura, os fundamentos teóricos, pedagógicos e das pesquisas que regem o Curso de Letras Vernáculas, o diálogo entre o currículo do curso de Letras Vernáculas na Graduação e da Pós-Graduação em Crítica Cultural, na perspectiva do diálogo permanente.
Palavras chaves: Currículo. Interculturalidade Crítica. Letras Vernáculas. Memórias.