A representação do gênero masculino na docência Aspectos sociais e econômicos
Resumen
Resumo: A docência no Brasil, em termos de gênero, é mais feminina. Essa realidade se configurou a partir do advento da república, quando o ofício docente começou a se institucionalizar (VIANNA, 2001). Diante desse fato, os docentes do gênero masculino vivenciam os reflexos de uma comparação que, segundo Viana (2013), coloca os gêneros masculino e feminino em categorias excludentes, uma vez que as mulheres são geralmente associadas a atribuições relacionadas a alimentação, maternidade, cuidado e educação. Já os homens são vistos como provedores e suas atividades são relacionadas ao uso do poder. Tendo em vista os fatores citados, questiona-se: De que forma se constroem as representações e valores em torno da docência masculina no contexto escolar? Afim de responder a tal questão, toma-se como objetivo geral deste estudo, compreender a representação do gênero masculino na docência da escola municipal Professor Roberto Santos, em Alagoinhas – BA. De modos específicos, se busca primeiramente: conhecer as representações sobre o status social e econômico dos professores entre docentes e discentes; analisar a diferenciação dos gêneros na representação da prática docente; apresentar possibilidades de promoção e emancipação do gênero masculino no contexto da docência. Para tanto, serão utilizados os referenciais teóricos de Albuquerque (2010), Cruz (2007), Vianna (2001) e Viana (2013). A pesquisa de base qualitativa será do tipo estudo de caso e utilizará como recurso, na coleta de dados, a observação participante e a entrevista semi-estruturada entre professores e estudantes. De acordo com Duarte (2004), a entrevista como recurso é fundamental quando se precisa mapear crenças e valores do contexto social especificado. Nesse sentido, espera-se evidenciar a percepção dos estudantes e dos professores, sobre a representação do profissional do gênero masculino na docência.
Palavras-chave: Docência; Gênero masculino; Representação.