Mecanismos pedagógicos emancipatórios para a pessoa com deficiência intelectual: Uma investigação no centro especializado em reabilitação helena antipoff (CERIII) de Alagoinhas

Autores/as

  • Edvan de Souza Santos Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumen

Resumo: Trata-se de uma investigação sobre os mecanismos pedagógicos emancipatórios criados para “reabilitar” a pessoa com deficiência intelectual e “ressocializar” esse sujeito. Suspeita-se que esses mecanismos, criados ou em processo de criação, são apenas uma forma de compensação para um déficit social ocasionado por práticas inadequadas, preconceituosas e excludentes, para um indivíduo que era considerado um “estranho social”, não possibilitando o processo de independência. Dessa forma, busca-se identificar se as práticas pedagógicas emancipatórias possuem finalidades sociais/subjetivas ou apenas políticas/comerciais. Portanto, espera-se que a realização dessa investigação seja importante para a contribuição adequada de políticas públicas a serem desenvolvidas e para a compreensão do processo de emancipação, destacando seus sentidos e perspectivas, já com base em conceitos interpretativos e o modelo social aplicado ao termo e as pessoas com deficiência.
Palavras-chave: Políticas emancipatórias. Deficiência. Mecanismos pedagógicos.

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Publicado

2019-11-22