MULTILETRAMENTOS NA CONTEMPORANEIDADE: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTES VOLTADAS PARA FORMAÇÃO DO SUJEITO-LEITOR NA ERA DA CIBERCULTURA
Resumen
No presente projeto, busca-se delinear sobre os pressupostos práticos e teóricos que alicerçam o fazer pedagógico dos educadores de uma escola pública do Município de Rio Real, com o intuito de identificar as práticas que vêm contribuindo ou não para a formação dos educandos, tendo como parâmetro os princípios da criticidade e dos multiletramentos, desenvolvidos a partir do ciberespaço, que abarca a multimodalidade e a intermidialidade. Para compreender a concepção de letramento, traz a ancoragem de Magda Soares, de Rojo (2015), que trata das diferentes formas de apresentação do texto; de Santaella (2008), que demonstra a combinação de hipertexto com multimídias e amplia o sentido de multilinguagens para hipermídia, além de Dionísio (2005) que trata das questões de gêneros multimodais e multiletramento. Por se tratar de uma pesquisa de cunho qualititativo, pretende-se, ao mesmo tempo, acompanhar as práticas pedagógicas.