LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (ENSINO MÉDIO): AFINAL, DE QUAL ÁFRICA ELES FALAM?
Resumen
Diante do complexo contexto de não implementação, da Lei Federal 10.639/03 na Educação Básica em nosso país, torna-se urgente a análise dos materiais didáticos voltados para tal temática, com vistas a contribuir com a valorização e ressignificação da história e cultura africana em nossa educação. Nosso objeto de estudos, portanto, é uma coleção de livros de Língua Portuguesa do Ensino Médio (Ática), da autoria de.Cereja e Magalhães (2005), através do qual pretendemos responder à seguinte questão central: afinal, de qual África eles falam? Nesse percurso, nos respaldaremos no campo da História, da Crítica Cultural, Educação e áreas afins, recorrendo aos estudiosos das relações etnicorraciais e/ou da crítica cultural, a exemplo de Derrida (2005), Fanon (2008), Bhabha (1998), Hall (2006), Carlos Moore (2007), Deleuze (1995), dentre outros. Almejamos, a partir das discussões travadas, contribuir para a formação docente, ao favorecer o debate dentro desse complexo campo do conhecimento, de modo a subsidiar os/as profissionais e demais interessados na área em questão.