As práticas culturais de leituras
Resumen
O presente artigo representa um desdobramento da pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Crítica Cultural da Universidade do Estrado da Bahia (UNEB) cujo objetivo primordial é o percurso formativo na transição de sujeito-leitor a professora-leitora. Aqui apresento parte embrionária do primeiro capítulo, que irá se desdobrar em uma reflexão a partir da relação existente entre língua/linguagem, cultura e os contextos de aprendizagens, na qual o letramento do indivíduo esta em foco seja nos espaços formais e não formais. Pois, é através da linguagem que se materializa toda uma história adquirida, experienciada pelo indivíduo. E, se tratando da relação entre língua e cultura, e, mais especificamente, pensando no processo de ensinar e aprender no crivo dos Estudos Culturais, Silva (2011) irá nos dizer que todo conhecimento, na medida em que se constitui num sistema de significação, é cultural. Tendo em vista assim, a interculturalidade que permeia os espaços educacionais, cabe a nós pesquisadores da área um repensar a noção de cultura, uma vez que, a tradução do multiculturalismo para o currículo, sugere tensionar as discussões teóricas e analisar narrativas plurais, desmistificando as hierarquias entre as culturas.