O olhar do professor de língua portuguesa do ensino médio para a literatura de cordel
Resumen
Este estudo tem o intuito de analisar, sob a perspectiva crítico - cultural, o tratamento dado pelo professor de Língua Portuguesa aos textos da literatura de Cordel trabalhados em sala de aula no Ensino Médio. Para isso, trazemos os estudos feitos por Gonçalves (2007), ao pontuar o cordel como híbrido, cosmopolita e contemporâneo; Soares (2003) e Street (2014), na discussão sobre Letramento e escolarização; Paulo Freire (2005) e Carlo Ginzburg (1987), para discutirmos a cultura enquanto circular, porque partilha em si, uma rede de relações entre cultura erudita e cultura popular. O presente trabalho será desenvolvido através de uma pesquisa em livros do ensino médio com a finalidade de trazer à tona quais os livros abordam o Cordel ou não, e, se abordam, de que forma é colocado. Com isto, espera-se trazer à tona como o Cordel é visto nas escolas, e se é utilizado como forma de acesso à escrita, bem como suas formas de circulação cultural.