Da canoa à sala de aula: a formação continuada de professores em Santiago do Iguape
Resumen
O presente texto tem por objetivo apresentar o estado da pesquisa cujo tema é Educação Escolar Quilombola. O trabalho investiga a formação continuada dos professores, por meio dos livros didáticos utilizados, presentes nos espaços escolares de territórios quilombolas devidamente titulados pela Secretaria de Educação da Bahia, observando os requisitos básicos citados na Resolução no08 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Justificamos o estudo a partir da implementação da Lei 10.639/2003 instituindo o ensino de História e Cultura Afro-brasileira nas escolas e sua aplicação na Educação Básica especificamente na abordagem sobre a representação do negro no livro didático. Apresentamos pontos discutidos no capítulo 1, o qual revisa as mobilizações políticas, sociais e culturais ocorridas no Brasil organizadas a partir de reivindicações do movimento negro e a projeção dessas ações na rede de ensino. Na metodologia de nossa leitura necessitamos de uma revisão bibliográfica sobre o tema, além de aplicação de questionários com os professores das escolas quilombolas para conhecimento do material didático utilizado pelos docentes. Verificamos uma preocupação por atividades educativas cidadãs e voltada para as relações étnico-raciais, além de discorrer sobre os conceitos de raça, etnia e identidade negra dentro e fora do âmbito acadêmico.