Aplicativos do google for education inovação pedagógica ou controle do conhecimento
Abstract
Resumo: Neste trabalho de pesquisa, parte-se da seguinte situação problema: o que pode e deve um arquivo digital para a construção do conhecimento na Escola pública? Trata-se de uma investigação em torno do papel dos arquivos digitais disponíveis nos aplicativos do Google for Education para a educação básica em escolas públicas do Estado da Bahia. Tem-se como hipótese que os modos de vida na atualidade permitem que as tecnologias sejam inseridas nas escolas públicas e funcionem como mais um mecanismo de controle e gerenciamento do conhecimento no ambiente escolar, interferindo no processo de ensino-aprendizagem. Os conteúdos são armazenados, memorizados e repetidos, sem estimularem a reflexão crítica, a interpretação tão necessária para o desenvolvimento do conhecimento. Considerando essa hipótese, o objetivo principal da pesquisa é verificar os conteúdos digitais constantes nos aplicativos Google for Education para o ensino de língua estrangeira, inglês, de modo que permitam entender tanto os mecanismos de controle quanto a capacidade de promover o conhecimento gestado de forma crítica. Os objetivos secundários são tomar os aplicativos do Google for Education como um arquivo digital que precisa ser explorado na sua potencialidade, na sua capacidade de promover a formulação e transformação do conhecimento; é mostrar que os conteúdos ali apresentados devem ser revistos e adaptados à realidade dos sujeitos, de modo que possam contribuir para o desenvolvimento intelectual deles e, por conseguinte, a transformação da sociedade. Para responder o questionamento formulado, alinhado aos objetivos pretendidos, far-se-á a princípio um estudo bibliográfico sobre a noção de arquivo, respaldado em autores como Foucault (1969), Derrida (2001), Pêcheux (1982), Deleuze (2014), Agamben (2008), entre outros, os quais permitirão que se entenda tanto os mecanismos de controle quanto a capacidade de os arquivos digitais promoverem o conhecimento em uma perspectiva crítica e discursiva. Na sequência, far-se-á um levantamento documental, constituir-se-á um corpus com conteúdos selecionados nos aplicativos Google for Education sobre uma determinada questão do ensino da língua inglesa, para, no processo de seletividade, se fazer as análises e se chegar aos resultados esperados.
Palavras-chave: Arquivo digital. Educação básica. Google for Education. Sociedade de controle.