Leituras literárias na educação de jovens e adultos experiências com o gênero fábula nas aulas de leitura
Abstract
Resumo: A presente pesquisa traz uma discussão acerca da oferta das práticas de leituras literárias na Educação de Jovens e adultos por meio do gênero fábula. A partir das leituras teóricas fundamentadas em Cruz (2012), Soares (2008), Cosson (2018), concebe- se a ideia de alfabetizar os sujeitos da EJA através do letramento literário. Nesta perspectiva a literatura é compreendida como direito de todos, sendo primordial o acesso via texto literário. O gênero fábula foi escolhido por entender este ser capaz de tocar o educando de EJA que ainda não sabe ler, nem escrever, de maneira que aflore suas vivências e experiências, em círculos de leituras propostos por Cosson (2018). Assim, as fábulas são ofertadas por meio das sequências didáticas (LERNER,2002), proporcionando o que Cruz (2012) irá chamar de competências comunicativas: A introspecção, Imagem visiva e a interlocução, estabelecendo assim, o pacto ficcional. No tocante aos procedimentos técnicos para análise dos dados coletados, debruçaremos sobre as atividades, relatórios de minhas aulas e relatos de vivências das aulas realizados pelos estudantes no momento do trabalho em sala de aula. Essa coleta priorizará o pertencimento do estudante com o objeto (leitura literária) que está sendo pesquisado. Assim, esta justifica-se pela necessidade de levar para sala de aula uma cultura de prática leitora a partir do texto literário, tendo como norte o exercício da percepção do eu, do outro e do mundo através do texto literário. É neste contexto que lançamos os seguintes problemas: De que forma o estudante da EJA que ainda não domina o código escrito pode se apropriar do texto literário? Que gênero textual poderia ser mais sedutor para o estudante que não domina a escrita? A pesquisa está dividida em três capítulos, são eles: Construindo os aspectos teóricos, metodológicos e históricos da pesquisa; Leituras literárias: abrindo possibilidades na educação de jovens e adultos por meio do letramento literário; Experiências com o gênero fábula na educação de jovens e adultos.
Palavras-chave: Leitura literária, Letramento literário, Fábula, EJA.