EDUCADORAS TEODORENSES: ENTRELAÇANDO VIDAS E FORMAÇÃO DOCENTE
Abstract
O presente projeto objetiva investigar histórias de vida e formação de professoras do município de Teodoro Sampaio, dando ênfase à educação recebida na família e na escola, entendendo como estes espaços sociais contribuíram para a constituição da trajetória de vida dessas mulheres como educadoras no contexto teodorense. Para tal, fazem-se os seguintes questionamentos: De quais maneiras a educação familiar e escolar contribuíram/contribuem na/para formação de mulheres como educadoras, nos seus fazeres pedagógicos, no contexto do município de Teodoro Sampaio? De quais modos essa formação influencia em sua identidade docente? Pesquisa de abordagem qualitativa com enfoque na investigação de histórias de vida através do método (auto)biográfico, tendo como instrumento entrevistas narrativas com as professoras estudadas e/ou com familiares, bem como os arquivos pessoais e outros documentos, inclusive das instituições por onde as pesquisadas tenham passado. Instrumentos esses, amparados pela Resolução 466/2012, que dispõe sobre a pesquisa com seres humanos. Nesse sentido, busca-se problematizar, nesse primeiro momento, algumas questões em torno da formação docente a partir dos aportes teóricos da crítica cultural, de modo que novas possibilidades possam ser trazidas à tona.