ENTRE O DISCURSO E A PRÁXIS: O OUTRO NAS DISPUTAS SUBJETIVAS PELA APLICAÇÃO DA LEI 10639/03
Abstract
O presente artigo se propõe a tecer uma breve reflexão acerca da emergência de sujeitos periféricos quando da consolidação do capitalismo, onde sua organização em meados do século XX e início do século XXI ganham destaque com a conquista de políticas públicas que, minimamente, se propusessem a representálos. Tomando como objeto a implementação da lei 10.639/03, pensamos como a estrutura racializada brasileira está inserida em uma lógica de manutenção de privilégios históricos na sociedade e como esta vem sendo rompida com a organização de movimentos sociais que resistem e subvertem essa estrutura. Para isso, partimos de pressupostos teóricos tratados por autores como Maria Nazaré Mota de Lima, James Williams, Franz Fanon e Cuti, os quais dão suporte ao projeto de pesquisa de mestrado O Currículo Escolar e o Diálogo com a Lei 10.639/03: o Caso do Centro Educacional Cruzalmense, que se pro õe a avaliar a implementação da lei 10639/03 em uma escola pública do município de Cruz das Almas—BA.