Educação das relações étnico-raciais em escolas públicas na Bahia: reflexos e mudanças a partir da lei 10.639/2003
Abstract
Como resultado dos anseios sociais, fruto de uma longa luta dos movimentos negros, as Ações Afirmativas vem materializar o desejo de muitos/as educadores/as que conviviam com um modelo de ensino pautado na cultura hegemônica, uma vez que não valorizava a identidade negra na formação histórico-cultural do Brasil. A pesquisa que ora se apresenta busca dimensionar os resultados e as principais barreiras que dificultam a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Focalizando o deslocamento da comunidade escolar frente a um novo currículo, o estudo será desenvolvido nas duas principais escolas da rede pública estadual da cidade de Guanambi-BA. Espera-se, portanto, trazer para este texto as primeiras reflexões teóricas e filosóficas acerca da temática desse estudo que se encontra em fase inicial.