Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA OS RESUMOS DO SEMINÁRIO INTERLINHAS

O Seminário Interlinhas é um evento semestral do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB), Campus II — Alagoinhas. Objetivos do Seminário são o estudo, a reflexão e o debate em torno dos projetos de pesquisa em andamento, tanto dos discentes quanto dos docentes, em ambas as linhas do Programa, a saber, Literatura, produção cultural e modos de vida; e Letramento, identidades e formação de educadores.

Para a inclusão dos textos nos Cadernos de resumo do evento, os discentes deverão se cadastrar na plataforma Open Journal System e enviar suas propostas, identificando o arquivo com o seu nome completo e observando as especificações a seguir colocadas.

Os estilos gerais previstos são os seguintes: (É só clicar no estilo correspondente na listagem de estilos do Word)

— Título [estilo do título geral do seu trabalho; fonte Calibri, 11, negrito, caixa alta, centralizado];

— Autor [fonte 11, alinhado à direita];

— Ref. de nota de rodapé [inserir uma nota após o nome da autora, do autor];

— Texto de nota de rodapé [no pé da primeira página aparecerá a nota com os dados da autora, do autor: formação — caso queira —, instituição — no nosso caso: “Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB)” —, linha de pesquisa, orientador ou orientadora, e, por último, endereço eletrônico — mas atenção: a Fábrica de Letras prima pelo português, não use “e-mail”, mas sim: “Endereço eletrônico”. Formato: fonte 10, espaço entrelinhas simples, recuo deslocado de 0,5 cm]. Para os discentes da Graduação informar o semestre que estão cursando.

— Resumo [fonte Calibri, 10, recuo direita e esquerda 1 cm, justificado, sem uso de negrito, 200 a 300 palavras];

— Palavras-chave [formatação igual ao resumo; 3 palavras-chave; separá-las por ponto]

As dimensões das margens da página A4 devem ser de 3 cm nas margens superior e esquerda e de 2 cm nas margens inferior e direita.

Outras observações importantes

— qualquer destaque no texto deverá ser feito em itálico [negrito está em desuso dentro do texto, deixado para títulos apenas; sublinhar é do tempo da máquina de escrever!]

—  os títulos das obras citadas no resumo devem vir em itálico. Prestar atenção ao uso de maiúsculas nos títulos referidos: apenas a primeira letra de um título vem em caixa alta (exceção, claro, para nomes próprios).

Para dúvidas, esclarecimentos e sugestões, estamos às ordens.

Bom trabalho a tod@s!!

Equipe Fábrica de Letras

 

 

NORMAS PARA OS TEXTOS DO SEMINÁRIO INTERLINHAS

O Seminário Interlinhas é um evento semestral do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB), Campus II — Alagoinhas. Objetivos do Seminário são o estudo, a reflexão e o debate em torno dos projetos de pesquisa em andamento, tanto dos discentes quanto dos docentes, em ambas as linhas do Programa, a saber, Literatura, produção cultural e modos de vida; e Letramento, identidades e formação de educadores.

Para a inclusão nos Anais do evento, os discentes deverão enviar os textos completos através da plataforma Open Journal Systems, identificando o arquivo com o seu nome completo e observando as especificações a seguir colocadas.

 

No sentido de agilizar o trabalho da equipe da Fábrica de Letras — bastante enxuta e responsável por um grande número de publicações —, bem como para assegurar a qualidade e consistência da apresentação gráfica dos Anais, apenas serão recebidos trabalhos que lancem mão dos recursos de auto-formatação do processador de textos Word. Para tanto, basta abrir o menu “Estilos”, no qual já encontrarão os estilos pré-definidos; bastará colocar o cursor no parágrafo e clicar no respectivo estilo. Para isso enviamos um modelo do Word, com os campos preenchidos pelo Lorem ipsum (para informações sobre o que é e para que serve o Lorem ipsum, ver: http://br.lipsum.com/). Bastará selecionar os campos e colocar o seu texto no lugar. Mesmo assim, para quem quiser aproveitar o ensejo e aprender algo a mais, segue o detalhamento dos estilos.

Os estilos gerais previstos são os seguintes, em ordem de ocorrência:

—  Título [estilo do título geral do seu trabalho; fonte 11, negrito, caixa alta, centralizado];

—  Autor [fonte 11, alinhado à direita];

—  Ref. de nota de rodapé [inserir uma nota após o nome da autora, do autor];

—  Texto de nota de rodapé [no pé da primeira página aparecerá a nota com os dados da autora, do autor: formação — caso queira —, instituição — no nosso caso: “Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB)” —, linha de pesquisa, orientador ou orientadora, e, por último, endereço eletrônico — mas atenção: a Fábrica de Letras prima pelo português, não use “e-mail”, mas sim: “Endereço eletrônico”. Formato: fonte 10, espaço entrelinhas simples, recuo deslocado de 0,5 cm]. Vai um exemplo:

1     Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB), linha de pesquisa Literatura, produção cultural e modos de vida. Orientador: Prof. Dr. Roberto Henrique Seidel. Endereço eletrônico: lorem@ipsum.com.

—  Resumo [fonte 10, recuo direita e esquerda 1 cm, justificado, sem uso de negrito];

—  Palavras-chave [formatação igual ao resumo; 3 palavras-chave; separá-las por ponto];

—  Título 1 [estilo para as seções principais do seu trabalho, para os “subtítulos”; o primeiro título terá necessariamente o nome INTRODUÇÃO; não numerado — numeração apenas para os títulos internos, CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS também não são numeradas —; alinhado à esquerda, caixa alta, negrito];

—  Normal [este é o estilo do texto corrente do seu trabalho; fonte 11, espaço 1,5 cm entrelinhas, entrada de parágrafo 1 cm, justificado];

—  Citação [certamente você vai citar! Esta é a citação maior que três linhas; fonte 10, entrelinhas simples, sem entrada de parágrafo, recuo de 4 cm;

—  Título 2 [caso necessário subdividir o Título 1; caixa baixa — apenas a primeira letra do título em caixa alta —, negrito, alinhado à esquerda];

—  Referências [espaço entrelinhas simples, alinhado à esquerda];

Importante: utilizamos entre todos os parágrafos, já automaticamente pré-formatado, um espaçamento de 6 pontos; portanto, não será necessário colocar um “enter” a mais em lugar algum, a não ser antes de cada título/subtítulo.

Outro estilo previsto, em caso de necessidade:

—  Item [para casos de itemização; seguir o mesmo modelo utilizado neste documento; jamais utilizar formatação automática, pois ela se perde quando da junção de vários textos na editoração! Usar na primeira linha um travessão, seguido de um Tab; a partir da segunda linha, deslocamento de 0,5 cm; ao final, pontuar com ponto e vírgula — apenas o último item receberá ponto].

As dimensões das margens da página A4 devem ser de 3 cm nas margens superior e esquerda e de 2 cm nas margens inferior e direita.

Tipo de fonte: Calibri — nós da Fábrica de Letras não aguentamos mais ler Times New Roman!!

 

Outras observações importantes

—  qualquer destaque no texto deverá ser feito em itálico [negrito está em desuso dentro do texto, deixado para títulos apenas; sublinha é do tempo da máquina de escrever!];

—  os títulos das obras tanto citadas dentro do texto, quanto na lista de referências também devem vir em itálico. Prestar atenção ao uso de maiúsculas nos títulos referidos no corpo do texto e nas referências: apenas a primeira letra de um título vem em caixa alta (exceção, claro, para nomes próprios);

—  incluir em nota de rodapé apenas informações necessárias;

—  colocar na lista ao final apenas as referências que foram citadas no texto;

—  o paper deve conter no mínimo cinco laudas no máximo doze, incluindo referências;

—  o paper deve vir acompanhado com o resumo o mais enxuto e objetivo possível;

—  caso necessário, ilustrações, gráficos ou quadros devem vir em anexo, após as referências; elas, no entanto, deverão atender o critério de serem imprescindíveis à argumentação do texto; além disso, em caso de serem de terceiros, será necessária a indicação da fonte e, caso não seja de domínio comum, a apresentação da autorização de uso.

 

Sistema de referenciação

Utilizar o sistema autor/data, também conhecido como sistema Chicago. Antes de enviar o texto, conferir a grafia dos sobrenomes e a correção das datas, ou seja, nomes e anos referidos dentro do texto devem conferir com os listados nas referências ao final do trabalho.

Nós brasileiros conhecemos as pessoas mais pelo primeiro nome, do que pelo sobrenome. No entanto, o sistema autor/data se estrutura em torno do sobrenome. Para mediar estas duas culturas, recomendamos que os pré-nomes dos autores não sejam abreviados na lista de referências, ou seja, todos os primeiros nomes dos autores deverão vir por extenso.

 

Uso consistente, conforme normas da ABNT e do português padrão, de abreviaturas e siglas

—  siglas: a primeira ocorrência vai por extenso, seguida da sigla entre parênteses; p. ex., na nota de rodapé da autoria, vai aparecer: “Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB)”; demais ocorrência ao longo do trabalho poderão apenas ser indicadas pelas siglas “Pós-Crítica/UNEB”;

—  siglas dos estados brasileiros: sempre com ambas as letras em maiúsculas; p. ex., “Alagoinhas (BA)”, “Rio de Janeiro (RJ)”;

—  nas referências ocorrem uma série de abreviaturas, que já são padrão; lembrar que em português padrão não existe nem marca de plural, nem marca de gênero para abreviaturas; portanto, abreviaturas são iguais para singular e plural e para masculino e feminino (exceção de uso crescente é Prof. Dr. e Profa. Dra.); p. ex., Organizador/a/es/as será sempre Org.; Tradução de será Trad.; etc.

—  abreviatura de “página” será sempre “p.” para nossos efeitos, mesmo em caso de plural [temos constatado o uso de várias abreviaturas, do tipo, “pg”, “pg.”, “pp”, “pp.”, “pag”, “pag.”, “pág.”, “pág”, só para citar algumas...].

 

Pontuação consistente

A Fábrica de Letras tem utilizado um padrão próprio em suas publicações, que eventualmente pode divergir em alguns pequenos detalhes do exigido por outras publicações. Em especial, isso se aplica à pontuação, como segue:

—  nas citações maiores que três linhas (chamadas de citação em bloco), ao final, no sistema de referenciação autor/data, em geral ocorre a referência; esta deverá vir entre parênteses, sem pontuação antes do parênteses; o ponto final apenas virá depois do fecha parênteses; p. ex.,

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—  títulos nunca levam ponto (exceção para interrogação, claro);

—  nas referências, atenção especial à pontuação consistente;

—  atenção especial para o uso dos sinais gráficos, em especial: travessão (usado para intercalamentos de informações); hífen (usado para ligar palavras compostas); traço (de uso mais restrito). Atentar que talvez seja necessário programar o teclado do seu computador para o uso do travessão (no processador Word: menu Inserir > Símbolo > Mais símbolos... > Caracteres especiais — o travessão será logo o primeiro da lista; verificar que há ou poderá ser atribuída uma “tecla de atalho”).

 

Importante: O texto que não cumprir tais normas será devolvido para a aluna ou o aluno, com cópia para sua respectiva orientadora ou seu respectivo orientador. Será estabelecido um prazo para a entrega do texto corrigido; caso o prazo não seja cumprido o texto não será incluído nos anais do evento. A equipe da Fábrica de Letras não pode, em hipótese alguma, assumir a responsabilidade da consistência da apresentação, nem da qualidade das informações, pois a equipe também é constituída de pesquisadoras e pesquisadores e de estudantes, que, portanto, além das atividades da Fábrica, também têm que dar conta de suas próprias publicações e responsabilidades! Entendemos que é parte igualmente fundamental, ao lado da aquisição de conhecimentos específicos, o lide com tecnologias de difusão dos conhecimentos produzidos, pois, do contrário, todo nosso conhecimento mobilizado vai ficar no limbo. Caso queiramos qualificar e indexar nossas publicações, cada uma, cada um de nós precisa fazer o seu melhor!

Para dúvidas, esclarecimentos e sugestões, estamos às ordens.

Bom trabalho a tod@s!!

Equipe Fábrica de Letras

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.