A GESTÃO ESCOLAR E A FAMÍLIA COMO PARCEIRAS NA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DO 3° ANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICIPIO GUANAMBI/BA

Autores

  • Selma Ilidia Rocha Escola Municipal Colônia Agricola de Ceraíma
  • Romilda Soares Tanan
  • Carla Diane Teixeira Santana
  • Priscila Castro Teixeira Carvalho
  • Valdinéia Neves da Silva

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições da gestão escolar para o processo de alfabetização de alunos do 3º ano de uma escola do campo do município de Guanambi-Bahia. Através de atividades diagnósticas desenvolvidas na turma, a docente identificou um número significativo de alunos não alfabetizados na idade esperada. O plano de ação da gestão escolar possibilitou o desenvolvimento de um projeto de intervenção desenvolvido com crianças entre 9 e 11 anos que ainda não conquistaram a competência leitora e escritora. Como percurso metodológico, a pesquisa utilizou-se das ações desenvolvidas no projeto como: o piquenique literário e a maleta viajante. O estudo revelou a importância da gestão escolar no incentivo às práticas pedagógicas diferenciadas que atendam às necessidades dos alunos e a participação da família no processo de alfabetização.

Palavras-chave: Gestão escolar. Alfabetização. Parceria escola e família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024