DOCUMENTAÇÃO E VALORIZAÇÃO CULTURAL EM CAETITÉ

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE LOCAL

Autores

  • Marilia Pereira de Oliveira UNEB
  • Maria Eduarda Almeida Rodrigues
  • Maria Goreth Silva e Nery

Palavras-chave:

Formação docente, Identidade cultural, Preservação cultural, PIBID

Resumo

O presente estudo explora o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Geografia da Universidade do Estado da Bahia-NEB Campus VI em Caetité-Bahia, na documentação e valorização dos eventos culturais locais. A preservação cultural tem ganhado destaque, especialmente em pequenas cidades que buscam reforçar suas identidades locais. Este trabalho visa destacar a importância do PIBID na preservação da cultura local e na formação de futuros educadores, promovendo a integração entre a universidade e a comunidade. Utilizando uma abordagem descritiva e exploratória, a pesquisa envolveu a observação e o registro de eventos significativos, como o Bicentenário da Independência da Bahia e a festa de Sant'Ana. Os bolsistas participaram ativamente da criação de materiais como painéis, vídeos e resumos, que documentam e divulgam as manifestações culturais. Os resultados mostram que a valorização cultural enriquece a experiência educacional e social, fortalece o senso de pertencimento e promove a continuidade cultural. Concluir que o PIBID demonstrou ser uma ferramenta eficaz para estreitar laços entre a universidade e a comunidade, oferecendo uma formação teórico-prática sólida e contribuindo para a preservação da identidade cultural de Caetité.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.