PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

  • Stefanny Martins Lopes de Araujo Universidade do Estado da Bahia
  • Dinalva de Jesus Santana Macêdo Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

TCC, Educação das relações étnico-raciais, Formação docente

Resumo

Este resumo visa apresentar um recorte de uma pesquisa, que objetivou analisar a contribuição dos Trabalhos de Conclusão de Curso na formação docente nos cursos de Pedagogia. Foi feito um levantamento, no Banco de Teses e Dissertações da Capes, no período de 2003 à 2022 de produções científicas que dialogam com essa discussão. Para a análise dos dados, recorreu-se da análise de conteúdos na modalidade temática. Os resultados evidenciam que o processo de pesquisa e de elaboração dos TCCs colaborou com a formação pessoal e profissional dos/as estudantes, produzindo uma consciência crítica sobre o racismo presente no contexto escolar e nos materiais didáticos, possibilitando-lhes a lidar com essas questões na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dinalva de Jesus Santana Macêdo , Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutorada no Programa do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora no Departamento de Educação - DEDC/ Campus XII da Universidade do Estado da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEduF/UNEB.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.