FOTOGRAFIA COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ORGANIZAÇÃO E INVENTÁRIO DO ACERVO NO CAMPUS XII-UNEB
Resumo
O presente trabalho baseia-se primeiramente numa pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo tendo como objetivo de reunir, sistematizar e categorizar os acervos fotográficos do Campus XII, tanto o físico (álbuns fotográficos das primeiras turmas de Pedagogia) e o acervo digital, com o intuito de formar um banco de dados iconográficos que informe sobre a História da Educação. Primeiramente a pesquisa busca investigar os acervos fotográficos existente no Campus XII. Partindo de algumas indagações para realizar esta investigação, indagações como: onde estavam guardados? Por que esses acervos foram preservados? O que nos dizem? E outras indagações que podem vir a surgir. Consequentemente a pesquisa busca analisar a fotografia como fonte histórica, ressaltando as implicações e os cuidados na sua utilização; categorizar o conjunto de fotos existentes no Campus para a construção de um acervo fotográfico. Desta maneira, considerando a relevância desta pesquisa com o acervo fotográfico do campus XII, de forma significativa tanto para a universidade como para toda a comunidade educacional, visto que ela permite reconhecer elementos da cultura escolar e práticas pedagógicas que fizeram ou fazem parte da história da educação da universidade.