PSICOMOTRICIDADE E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Danyelly Oliveira da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Íris Fernandes da Silva Lopes
  • Josiane Aparecida da Silva

Palavras-chave:

Psicomotricidade. Ludicidade. Educação Física. Educação Infantil.

Resumo

Este estudo se trata uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa com o propósito
compreender a importância da psicomotricidade e da ludicidade na educação infantil e
como o professor educação física têm um papel fundamental nessa prática. Para atender
a este objetivo, foi feito um levantamento de trabalhos que discutem a temática
disponíveis em sites especializados como o Google Acadêmico e o Scielo. Os resultados
do estudo apontam que a psicomotricidade abrange não apenas o crescimento físico, mas
também aspectos emocionais e cognitivos. Já a ludicidade é um componente essencial da
educação infantil, pois se manifesta através de jogos e de brincadeiras, tornando o
processo de desenvolvimento da criança mais prazeroso. Conclui-se que a
psicomotricidade e a ludicidade são áreas que se complementam e contribuem para o
crescimento integral das crianças. Assim, pode se afirmar que a educação física é de
extrema importância para o desenvolvimento dos estudantes da educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 7 - Educação Física, Formação e atuação Profissional