O QUE REVELAM AS PESQUISAS ACERCA DA ATUAÇÃO DOCENTE NOS CENTROS DE MEMÓRIA
Resumo
Trata-se de uma pesquisa de Iniciação Científica (IC), em andamento, que tem o objetivo de mapear e analisar a produção discente realizada na pós-graduação brasileira que se debruça sobre os centros de memória na interface da história da educação e a formação docente, nos últimos 10 anos (2013-2023), tendo duas problemáticas orientadoras: Quais os sentidos atribuídos a esses espaços? Que relações podem se estabelecer entre Centro de memória, história e educação? A partir da consulta realizada nos repositórios de pesquisa, do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT) e no portal do Google Acadêmico. Infere-se que nos últimos 10 anos de produção acerca da temática, a consolidação de um centro de memória na interface da História da Educação com a formação docente emerge em detrimento de datas comemorativas das instituições educativas, sendo efetivas por meio de ações extensionistas e de pesquisas nos acervos produzidos ao longo dos anos.