TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA (TEA): DO RECONHECIMENTO A INCLUSÃO NO ÂMBITO SOCIAL

Autores

  • Maria Elvira Neve Nunes Donato Colégio Pequeno Príncipe
  • Adir Colégio Pequeno Príncipe
  • Ana Luiza Colégio Pequeno Príncipe
  • Giovanna Luíza Reis de Oliveira Fraga Colégio Pequeno Príncipe
  • Andreia Colégio Pequeno Príncipe

Resumo

O artigo analisa a evolução histórica da inclusão de pessoas autistas no Brasil, destacando a transformação das políticas públicas, práticas sociais e o aparato jurídico. Aborda o impacto das associações, com destaque para a Associação dos Familiares e Amigos dos Autistas e Neurodivergentes de Guanambi (AFAG), na promoção da inclusão e apoio integral às pessoas neurodivergentes. O estudo utilizou uma metodologia de análise de caso, focada na AFAG, e uma revisão bibliográfica para entender os desafios enfrentados por pessoas neurodivergentes no contexto histórico e atual. Entre as conclusões, destacam-se os avanços significativos, como a implementação da Lei Berenice Piana, e os desafios persistentes, como a necessidade de expandir o acesso a serviços especializados e combater o preconceito ainda existente. O artigo sublinha também a importância de parcerias locais para o fortalecimento da inclusão e o papel vital da AFAG em apoiar as famílias de autistas e desmistificar o autismo na sociedade.

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Biografia do Autor

Adir, Colégio Pequeno Príncipe

Estudante do Ensino Médio do Colégio Pequeno Príncipe/Coautor

Ana Luiza , Colégio Pequeno Príncipe

 Estudante do Ensino Médio do Colégio Pequeno Príncipe/Coautora

Giovanna Luíza Reis de Oliveira Fraga, Colégio Pequeno Príncipe

Estudante do Ensino Médio do Colégio Pequeno Príncipe/Coautora

Andreia, Colégio Pequeno Príncipe

Mestra em Memória Linguagem e Sociedade pela UESB e Professora do Colégio Pequeno Príncipe/Orientadora

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Publicado

31-10-2024