PSICOMOTRICIDADE, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES E PRÁTICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Ronei Batista Lobato UNEB
  • Marlon Messias Santana Cruz Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Educação Infantil, Prática Pedagógica

Resumo

Este estudo demonstra como as práticas corporais na Educação infantil por meio da psicomotricidade pode trazer benéficos para o desenvolvimento infantil, com base no estágio I – Educação Física na Educação Infantil. O objetivo foi demonstrar como as atividades psicomotoras promovem o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças. A metodologia envolveu planejamento, execução e observação de atividades como circuitos de obstáculos, brincadeiras com bolas e atividades com músicas. Os resultados mostraram melhorias na coordenação motora, percepção espacial, equilíbrio, ritmo e socialização. A adaptação criativa às limitações de materiais destacou a resiliência dos educadores. O estágio evidenciou a importância da psicomotricidade no currículo escolar, beneficiando o desenvolvimento integral das crianças e enriquecendo a prática pedagógica dos profissionais de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 7 - Educação Física, Formação e atuação Profissional