ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UM AMBIENTE ESCOLAR IMPROVISADO
um relato de experiência
Palavras-chave:
Educação Física, Estágio Supervisionado, Educação InfantilResumo
A Educação Física (EF) na Educação Infantil (EI) é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, mesmo que a presença de docentes formados na área não esteja concretizada obrigatoriamente em lei. O presente relato de experiência descreve a experiência de um estágio supervisionado em EF na Educação Infantil, em uma escola pública funcionando em um ambiente improvisado, e, sem professor específico da área, na cidade de Guanambi-BA. Os resultados evidenciaram a importância da adaptação das atividades ao espaço limitado e a necessidade de lidar com diferentes níveis de desenvolvimento e necessidades específicas, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destaca-se a relevância da formação docente para a atuação na EI e a necessidade de resoluções que garantam a presença, além de espaço e recursos adequados para a EF nessa etapa de ensino. Conclui-se que, apesar dos desafios, o estágio supervisionado proporcionou aprendizados significativos sobre a importância da criatividade e da adaptação na promoção do desenvolvimento infantil através da EF, mesmo em ambientes pouco apropriados.