Naturalizações
Sobre a experiência anterior de racismo
Resumo
À luz de uma passagem de “The Souls of Black Folks” de William du Bois, tentamos abordar o problema do racismo a partir do que chamamos de uma “experiência anterior de racismo”. Explicamos, inicialmente, essa ideia por meio do movimento de naturalização e de desnaturação da phisis, descrito pelo filósofo Jacques Derrida. Em seguida, interrogamos a naturalização implicada no conceito de habitus, ou capital cultural incorporado, do sociólogo Pierre Bourdieu à luz deste movimento. Por fim, procedemos à apresentação do tema em questão por meio da naturalização envolvida no conceito de etnicidade fictícia do filósofo Étienne Balibar.
Palavras-chave: Racismo; Naturalização; Physis; Habitus; Etnicidade fictícia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.