Apresentação de Dossiê "Ensino de História da África: possibilidades e estratégias"
Palavras-chave:
Formação de Professores, Material Didático, Trabalho Docente, Práticas pedagógicasResumo
O dossiê “Ensino de História da África: possibilidades e estratégias”, organizado por estímulo dos professores da Itamar Freitas, Margarida Dias e Patrícia Godinho Gomes, reúne trabalhos de autores nacionais e estrangeiros, atuantes em sete instituições. Tal diversidade se expressa, principalmente, nas formas de representação com as quais abordam a temática provocada pela revista. Os partícipes dessa empreitada refletem sobre o ensino de história da África, a partir da objetivação da narrativa literária e fílmica, na poética das canções e da legislação inclusiva da cultura africana e afroamericana.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma única história. Trad. Erika Rodrigues. Disponível em < http://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story/transcrip t?language=pt-br> Acessado em 20 jul 2015
LIMA, Mônica. História da África e da diáspora africana na universidade: ultrapassando os muros da academia. In: Paulino de Jesus Francisco CARDOSO (Org). História da África: balanço, desafios e perspectivas. 1 Ed. Itajaí: Casa Aberta, 2017, vol.1, p.117-140.
MUNANGA, Kabengele. África: trinta anos de processo de independência. Revista USP, Dossiê 18, 1993
NDLOVU-GATSHENI, Sabelo. Decoloniality as the future of Africa. History Compass. vol.13, 2015, p.485-496.
OLIVA, Anderson Ribeiro. A história africana nas escolas brasileiras. Entre o prescrito e o vivido, da legislação educacional aos olhares dos especialistas (1995-2006). História. São Paulo, vol.28 (2), 2009, p.143-172.
OLIVA, Anderson Ribeiro. Lições sobre África: diálogos entre as representações dos africanos no imaginário ocidental e as abordagens da História da África nos manuais escolares em Angola, Brasil e Portugal. Tese de doutorado: Brasília, UnB, 2007.
SANSONE, Lívio. Africa has no special smell: towards academic equality in African studies. Codesria Bulletin, n.1, 2018, p.32-35.
TRAORÉ Aminata, L’immaginario violato. Milano, Ponte alle Grazie, 2002.
ZAMPARONI, Valdemir. A situação dos estudos africanos no Brasil. In: Actas do Colóquio Construção e Ensino da História da África. Lisboa: Linoplazas, 1995, p.512-527.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.