O Partido dos Panteras Negras

Por uma pedagogia decolonial no ensino da língua inglesa

Autores

Palavras-chave:

Ensino da Língua Inglesa, Decolonial, Partido dos Panteras Negras

Resumo

O presente estudo relata reflexões e experiências vivenciadas durante o projeto The Black Panther Party Project, desenvolvido no Colégio Estadual do Campo de Serra Grande, no município de Uruçuca, Bahia, no período pandêmico da COVID-19, entre os meses de julho a outubro de 2020. A pandemia corroborou para acentuar a desigualdade racial e social no país; o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos, a violência policial batendo recordes no mesmo ano, tendo como principal alvo da sua truculência homens negros jovens. As repercussões dos fatos foram acompanhadas de intensas manifestações e fortes críticas contra o que compõe o racismo. A partir desses acontecimentos e considerando o alijamento dos estudantes do processo de ensino- aprendizagem, emergiu a necessidade de idealizar uma proposta pedagógica que engajasse os alunos agora dispersos e abordasse a temática das relações étnico-raciais em diálogo com a Língua Inglesa. As possibilidades de uma pedagogia crítica insurgente e emancipatória apresentadas com o estudo do legado do PPN visam a desconstrução de práticas docentes enraizadas em epistemologias eurocêntricas, materializadas no processo de ensino-aprendizagem do idioma inglês. O estudo, análise e reconhecimento da memória de resistência do movimento estadunidense proporcionam saberes relevantes, associados ao ensino da Língua Inglesa, haja vista que o PPN foi um movimento social de autodeterminação cultural negra, que surgiu a partir de reivindicações da população afro-americana, por melhor qualidade de vida diante da desigualdade econômica, da violência racial e policial e da tentativa dessa população desfavorecida de se organizar por justiça social, transformação econômica e política. Assim, o trabalho com o PPN propõe pensar o corpo negro face aos discursos racializados. Um corpo sobre o qual se diz, e que em um movimento de memória resgata processos de silenciamento, resistência e revoltas ocupantes de um processo histórico.

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Biografia do Autor

Nilson Carlos Nascimento dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Possui licenciatura plena em Letras Vernáculas com Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Católica do Salvador (1987), mestrado em Espanhol, M.A. pela Roosevelt University (Chicago, Illinois, EUA - 1999). Especialista em Inclusão e Diversidade na Educação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2020), Especialista em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2016). Foi Orientador de Estudos (formação de professores) pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (2014 a 2015). Professor efetivo de Língua Inglesa da Secretaria de Educação da Bahia. Foi Professor Associado de Espanhol na Indiana and Purdue University (IUPUI), no campus de Indianápolis, Indiana - EUA. de 2001 a 2011, fazendo parte do corpo docente do Departamento de Línguas e Culturas estrangeiras dessa Universidade. Tem experiência na área de Tradução Técnica (tradução de software), e aquisição dos idiomas inglês e espanhol como segundas línguas. Membro da Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola, vinculado a UESB (CNPq), Linha de Pesquisa: Políticas Públicas, Gestão em Educação, Violência na Escola e Social. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação PPGE da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Elis Cristina Fiamengue, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz. Professora no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UESC). Desenvolve pesquisas na área de Educação com temáticas voltadas ao Currículo, Infâncias, Ruralidades, Reforma Agrária, Comunidades Quilombolas e Diversidade Cultural. Até 2021 atuou também no Programa de Pós-Graduação em História - Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana (PPGH /UESC)

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Publicado

2023-08-06

Como Citar

Santos, N. C. N. dos, & Fiamengue, E. C. (2023). O Partido dos Panteras Negras: Por uma pedagogia decolonial no ensino da língua inglesa. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 4(7), 190–204. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/14900