Cavacando Memórias
Narrativas de história de vida de Deuzuila Machado, anciã indígena do povo Anapuru Muypurá do Maranhão
Resumen
O presente texto apresenta narrativas de história de vida da anciã indígena Deuzuila Machado, minha bisavó, cujo o povo é dado como extinto pelo Estado, um silenciamento fruto do processo de colonização. Em entrevista semiestruturada realizada no dia 06 de junho de 2020, durante a pandemia da Covid-19, Deuzuila Machado, natural de Chapadinha – MA, me contou a história da nossa família, do lugar onde ela nasceu e onde já viveu e vive até hoje, aos seus 81 anos. Com o bastão na mão, ela foi nas suas palavras, cavacando memórias. “Cavacar” é uma palavra usada na lavoura para designar o ato de fazer fendas na terra para semear. Esta expressão nos possibilita compreender o quanto suas memórias foram construídas/vivenciadas, ao longo da sua vida que aqui conto brevemente, na sua relação com a terra, a roça, o plantio e o campo. Após compartilhar a biografia da minha bisavó a partir dos seus relatos e mantendo os aspectos culturais da sua oralidade, concluo o texto com considerações sobre o contexto histórico, processo de silenciamento e resistência do nosso povo Anapuru Muypurá na região do Baixo Parnaíba maranhense, região onde nasceu e vive Deuzuila e a nossa família. São consideradas palavras-chave desse texto: Memórias; Pertencimento; Retomada Ancestral; Anapuru Muypurá.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.