Formación superior para profesores indígenas en Acre

Del sueño a la realidad

Autores/as

Resumen

Este estúdio se centra em ele Curso de Licenciatura Indígena de lá Universidade Federal de Acre - UFAC. Tine como objetivo reflexionar sobre lá importância, ele papel y lós desafios de lá educacional superior para lós Pueblo indígenas de lá region. más ocidental de Brasil. El estúdio tine um carácter qualitativo, com um método de aproximação dialética y um procedimento histórico. El copio de informacional documental se levo a cabo dele primer y segundo Provecto Político Pedagógico. El listado documental y só análises turvo como objetivo obtempera lá informacional necessária sobre só institucionalização a lá luz de lá legislação sobre Educacional Escolar Indígena. Paralelamente, realizamos entrevistas abertas em lãs que nos centramos em lós principal és pontos que pretendíamos investigar. Se llevaron a cabo em diferentes momentos y lugares, tanto em lá fase presencial como com lãs comunidades indígenas visitadas durante lá fase intermedia. Como resultado, comprobamos que ele curso representa una experiencia y lá posibilidad de ampliar lá capacidad de organización de lá educacional y lá docencia, así como garantizar um proceso de valoración de lá cultura tradicional, a través de lá construcción de um currículo basado em lá interlocución de saberes. y lãs necesidades de esas comunidades. Concluimos que, a partir de elementos históricos y controvertidos sobre ele Grado Indígena UFAC, si bien consideramos lãs dificultades y desafios, constituye lá realización de um sueño para lós docentes indígenas de lá region., siendo lá única y específica puerta de acceso a lá educacional superior pública. em ele estado, que ofrece capacitación a maestros indígenas de Acre, además de permitir conocer más profundamente lós procesos vividos por lós distintos sujetos involucrados em lãs actividades cotidianas de este curso.

Palabras clave: Formación; Maestros; Pueblos indígenas; Acre.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Alessandro Cândido da Silva, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Professor adjunto e vice-coordenador do Curso de Licenciatura Indígena (CLI) da Universidade Federal do Acre (UFAC) - Campus Floresta. Coordenador do Estágio Supervisionado do CLI na UFAC.

Adevânia da Silva Gomes, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Federal do Acre (2020). Especialização na área de Educação - Gestão Escolar com habilitação em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar, concluída em 2014. Graduando Licenciatura em Matemática na UNINTER (2018), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2012). Bacharel em Administração pelo Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia do Vale do Juruá (2007).  Atualmente Servidora Efetiva da Secretaria do Estado do Amazonas - SEDUC, no Município de Guajará/AM.

Publicado

2020-12-16

Cómo citar

Silva, J. A. C. da, & Gomes, A. da S. (2020). Formación superior para profesores indígenas en Acre: Del sueño a la realidad. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 1(2), 186–204. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/9635