Geografia da África: Possibilidades para uma Educação Antirracista

Autores/as

Palabras clave:

Continente africano, ensino de Geografia e História, lei federal10.639/03, educação antirracista.

Resumen

O objetivo deste artigo é sinalizar para um conjunto de possibilidades pedagógicas que podem ser elaboradas no trabalho com o recorte temático do continente africano nas aulas de Geografia a luz do paradigma decolonial de uma educação antirracista. Sabemos que a Lei Federal 10.639/03 e suas diretrizes indicam que “Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar” (BRASIL, 2003) o que estabelece um precedente para inserirmos a Geografia nesse debate tendo em vista que ela também é parte dos componentes curriculares obrigatórios na educação básica, e pode ser utilizada como instrumento de compreensão das complexidades espaciais, econômicas, sociais e políticas que envolvem o continente africano, bem como no combate ao racismo, e na construção de uma educação inclusiva.

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Biografía del autor/a

Jonathan da Silva Marcelino, Centro Universitário São Camilo (CUSC)

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor adjunto dos cursos de Geografia, História, Turismo e Pedagogia da Universidade Anhanguera Educacional (SP) entre os anos de 2014-2017. Atualmente exerce docência na Secretaria de Educação do Município de São Paulo na condição de professor concursado de Ensino Fundamental II & Médio (Geografia) e no curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo.

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Publicado

2020-08-04

Cómo citar

Marcelino, J. da S. (2020). Geografia da África: Possibilidades para uma Educação Antirracista. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 1(1), 118–145. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/8774