“Sangue de barata é a PQP!”: Os primeiros passos em direção à construção de si
Palabras clave:
Henfil, Escrita de si, Ditadura Civil-Militar.Resumen
O presente artigo busca propor uma análise sobre a infância e juventude do cartunista mineiro Henrique de Souza Filho, o Henfil. Estas análises foram a base fundamental para compreender o processo de “escrita si” deste autor, identificada a partir das suas criações artística. Nesse artigo busca-se perceber o local social do autor, suas influências, os limites dos seus discursos e observar as bases que possibilitaram os elementos primordiais das suas mudanças de perspectivas sobre si e sobre o mundo.
Descargas
Citas
BOBBIO, Norberto. Direita e Esquerda. São Paulo: UNESP, 2001
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. 1ed; Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
CERTEAU, Michel. A Escrita da História. Tradução: Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CASTORIADES, Cornélius. A instituição imaginária da sociedade. Tradução de Guy Reynaud; revisão técnica de Luiz Roberto Salinas Fortes, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
DICIONÁRIO/VERBETE TEMÁTICO - CPDOC-FGV. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/acao-popular-ap Acesso: 10/01/2017.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 3: O cuidado de si. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque - São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992.
HENFIL. Hiroshima, meu humor. – São Paulo: Geração Editorial, 1994.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado contribuição à semântica aos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2012
KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revolucionários: nos tempos da imprensa alternativa. Edusp, 2001.
MAYRINK, José Maria. Anjos de Barro. E-Book. 2001. p, 12.
MORAES, Denis de. O rebelde do Traço: a vida de Henfil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1996.
OKSALA, Johanna. Como Ler Foucault. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
PEREIRA, Luísa Rauter. A História e “o Diálogo que Somos”: A Historiografia de Reinhart Koselleck e a Hermenêutica de Hans-Georg Gadamer. Dissertação de Mestrado – PUC-Rio, 2004.
PIRES, Maria da Conceição Francisca¬¬¬. Cultura e Política entre Fadins, Zeferinos, Graúnas e Orelanas. São Paulo: Annablume, 2010.
RAGO, Luzia Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenção da subjetividade. Campinas, SP: Editora da Unicamp. 2013.
DREIFUSS. René Armand. 1964: a conquista do Estado - Ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis (RJ): Vozes, 1981.
REVISTA VEJA. Editora Abril, nº 138, 28/04/1971.
RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2000
SILVA, Ciro Lins. “Morro, mas meu desenho fica” Henfil: a arte de viver e desenhar para o mundo. –Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Ciências Humanas - Campus V, Santo Antônio de Jesus, 2017.
SOUZA, Maurício Maia. Henfil e a Censura: o papel dos jornalistas. Dissertação de Mestrado. ECA, USP, 1999.
SOUZA, Ney de. Ação católica, militância leiga no Brasil: Méritos e Limites. Revista de Cultura Teológica - v. 14 - n. 55 - abr/jun 2006.
SOUZA, Tárik de. Como se faz Humor político. Depoimento a Tárik de Souza. Editora Vozes – Petrópolis, 1984.
Revista Veja. Editora Abril, nº 138, 28/04/1971.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.