O mangá na disciplina de História
Palabras clave:
Didática, Educação, História, Mangá, Mediação culturalResumen
Este presente trabalho tem por objetivo demonstrar a potencialidade do mangá Rurouni Kenshin como um material didático para a disciplina de História. O conteúdo deste mangá desperta a atenção daqueles que têm interesse no ensino de história, principalmente na história dos séculos XVIII e XIV. A pesquisa através de uma revisão bibliográfica e da realização de prática em sala de aula, analisando o mangá e a sua narrativa, busca-se novos olhares sobre as experiências de prática didática em sala de aula. Diante disso, cabe ao professor buscar as dimensões formativas dos ícones da cultura pop (mangá/anime como por exemplos), almejando não apenas a forma educacional tradicional em aula, mas ver esse objeto como uma forma de potencialidade ao conhecimento. O mangá/anime, assim como outras artes modernas podem se constituir como uma importante fonte de conhecimento e, portanto, de interpretação do mundo, o que possibilita o debate sobre vários assuntos da realidade e de contextos históricos que remete o indivíduo ao seu tempo presente.Descargas
Citas
ALVES, José Moysés. Histórias em quadrinhos e educação infantil. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 21, n. 3, p.2-9, set. 2001.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
ESPÍRITO SANTO, Janaina de Paula do. Ensino de História e Mangás: reflexões sobre quadrinhos e educação. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE HISTORIETA Y HUMOR GRÁFICO, 2., 2012, Buenos Aires. Anais eletrônicos ... Buenos Aires, Biblioteca Nacional, 2012.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009. (Magistério: formação e trabalho pedagógico).
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo:
Atlas, 2008.
LE GOFF, Jacques. A história nova. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
LUYTEN, Sonia M. Bibe. HQ como prática pedagógica. In: LUYTEN, S. M. B. (Org.). Histórias em quadrinhos: leitura crítica. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 1984.
MACHADO, Tacio Vieira. Paisagens em quadrinhos: uma análise arqueológica da representação de Hiroshima a partir do mangá Gen Pés Descalços. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arqueologia e Preservação Patrimonial) – Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Serrada Capivara, São Raimundo Nonato, PI, 2019.
MACKWILLIAMS, Mark Wheeler. Japanese visual culture: explorations in the world of manga and anime. Nova York, U.S.: Sharpe, 2008.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MOYA, Álvaro de. Shazam! 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1977.
ROCHA, Luciana Lins. Hibridização entre práticas de letramento não-oficiais e oficiais na escola: mangás, animês, educação 2.0 e questões de gênero. SINAIS: Revista Eletrônica - Ciências Sociais, Vitória, CCHN, UFES, v. 1, n. 6, p. 06-25, dez. 2009.
RODRIGUES, Joelza Ester. História em documento: imagem e texto. São Paulo: FTD, 2000-2001.
SATO, Cristiane A. JAPOP: o poder da cultura pop japonesa. São Paulo: NSP, 2007.
SILVA, Samantha de Assis e. Os animes e o ensino de ciências, 2011. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2011.
VIANA, Lázaro Rennan de Sousa. O uso do mangá como material de ensino de História do Japão: uma análise da veracidade na obra Rurouni Kenshin, 2013. Monografia (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Brasília, 2013.
WATSUKI, Nobuhiro. Rurouni Kenshin: crônicas da Era Meiji. v. 01 a 28. São Paulo: JBC, 2012-2015.
WESCHENFELDER, Gelson. Aspectos educativos das histórias em quadrinhos de super-heróis e sua importância na formação moral, na perspectiva da ética aristotélica das virtudes. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário La Salle, Canoas, 2011.
WESCHENFELDER, Gelson. Filosofando com os super-heróis. 2. ed. Porto Alegre, Mediação, 2013.
WESCHENFELDER, Gelson. Os super-heróis das histórias em quadrinhos como recursos para a promoção de resiliência para crianças e adolescentes em situação de risco. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.