Aspectos épicos de Goyania (1986), de Carvalho Ramos
Palabras clave:
Romantismo, Gênero épico, Anacronismo, Invocação, GoyaniaResumen
Nosso estudo volta-se para a presença da epopeia na Literatura Brasileira no século XIX, com o objetivo principal de investigar as transformações do gênero em nosso país. Neste trabalho nos detemos na apreciação do tema tendo como corpus a obra Goyania (1896) de Manuel Lopes de Carvalho Ramos. O objetivo desta abordagem é dar destaque aos aspectos épicos gerais da obra, que é praticamente ignorada pela história da literatura nacional, e sublinhar, especificamente, a categoria “invocação”. Partimos da hipótese de ser possível encontrar, no recurso da invocação utilizado, uma forma específica de “anacronismo”, tal como define Aravamudan (2001). Pressupostos de Silva (2007) e Ramalho (2007 e 2015) configuram-se como base fundamental para nossa leitura, dado o resgate do gênero épico por eles realizados. A partir da análise, que também envolveu o reconhecimento de outros aspectos épicos na obra, foi possível constatar que Ramos fez uso das tradições épicas clássicas e camoniana para sustentar estruturalmente a identidade épica de seu texto, ainda que, mesmo que em menor grau, a obra possua certa inventividade.
Descargas
Citas
ARAVAMUDAN, Srinivas. The return of anachronism. In: ARAVAMUDAN, Srinivas. Modern Language Quaterly, vol. 2, n. 4, December 2001, pp. 331-353. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/22906. Acesso em: 15 de abril de 2020.
ATAÍDES, Jézus Marco de. A chegada do colonizador e os Kaiapó do Sul. In: MOURA, Marlene Castro Ossani de (Coord.). Os índios de Goiás: uma perspectiva histórico-cultural. Goiânia: UCG/Vieira/Kelps, 2006. p. 51-88.
BATISTA, Danilo Macedo Lima. A recepção do projeto épico de Goyania. 126 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de letras (FL), Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Goiânia, 2015.
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 1985. (Série Princípios).
PAULA, Luciano de Melo. Goyania, a épica romântica da conquista de Goiás. Dissertação (Mestrado) − Universidade Federal de Goiás, 2007.
RAMALHO, Christina. A cabeça calva de Deus, de Corsino Fortes o cabo-verdiano: o epos de uma nação solar no cosmos da épica universal. Aracaju: ArtNet comunicação, Infographics, 2015.
SILVA, Anazildo Vasconcelos da; RAMALHO Christina. História da epopeia brasileira. Teoria, crítica e percurso. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
SILVA, Anazildo Vasconcelos da. Formação épica da literatura brasileira. Jundiaí: Paco, 2017.
SILVA, Anazildo Vasconcelos da. Formação épica da literatura brasileira. Jundiaí: Paco, 2017. Rio de Janeiro: Elo, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.