O índice de desenvolvimento da educação básica e o currículo escolar
Palabras clave:
Produção Científica, Ideb, Políticas Públicas.Resumen
Este texto objetiva apresentar os resultados de um mapeamento da produção científica brasileira, referente ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, expressa nas dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas desde a implantação do mesmo. O percurso metodológico utilizado seguiu a ordem: levantamento bibliográfico da produção; seleção das produções que mais se aproximavam do tema da pesquisa, a sistematização das informações e organização dos resultados, utilizou também a análise documental, a pesquisa qualitativa e o método aplicado para a discussão das informações foi o Materialismo Histórico Dialético. Para a análise dos dados, considerou-se o ano de publicação das produções, a região do país em que se concentram e a relação dos temas com os objetivos da pesquisa. O estudo indicou que apesar de ser um tema novo entre os pesquisadores, está em crescente evolução e que a elevação do Ideb urge de implantação de políticas públicas tanto no atendimento aos alunos, infraestrutura das unidades escolares, formação de professores, material didático coerente com as metodologias implantadas em sala de aula, mas também no setor social, visto que está amplamente envolvido com o desempenho dos aluno
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